Alguma vez já se perguntou o que acontece com o sabão do hotel semi-usado (ou usado uma vez) que você deixa no seu quarto?

Talvez não, mas é algo para pensar. Entre viajantes e hotéis, cerca de um milhão de barras de sabão por dia são lançadas nos Estados Unidos.

Esse número aumenta para cerca de 5 milhões de toneladas por dia em todo o mundo. E uma instituição de caridade está tentando tornar esse sabão útil novamente.

A empresa com sede em Orlando chamada Clean The World está trabalhando para coletar todo o sabão do hotel indesejado, desinfetá-lo, derrete-lo e distribui-lo pelo globo.

Existem centros de operações em Orlando, Las Vegas, Montreal, Índia e Hong Kong.

A empresa foi iniciada por Shawn Seipler, que costumava estar na indústria de tecnologia e viajou quase cinco meses fora do ano.

Uma noite, ele perguntou à recepção do hotel o que acontecia com o sabão do hotel que ele usara apenas uma vez.

"Eu liguei para a recepção e perguntei o que eles faziam com o resto do sabão", disse Seipler a Thrillist. O hotel disse-lhe a verdade: era tudo deitado fora. Como ele fez mais pesquisas sobre a escala de resíduos na América, ficou cada vez mais chateado. E então ele aprendeu sobre a recuperação.

Rebatching é um processo que leva o sabão antigo e o torna novo novamente. Está derretido, limpo e acabou bem como novo.

Como Seipler continuou a estudar reciclagem de sabão, ele também começou a entender os usos mais profundos do sabão.

Na verdade, ele descobriu que milhares de crianças em todo o mundo morrem diariamente de doenças que a Organização Mundial da Saúde encontrou são principalmente evitáveis com a higiene adequada.

Então, Clean The World nasceu. Agora, os hotéis podem associar-se à empresa, e pelo baixo preço de 50 cêntimos por quarto por mês, eles podem ter todos os sabões do hotel reciclados.

Eles também reciclam champô, condicionador e lavagem corporal para abrigos para pessoas sem-abrigo em todo o mundo. Clean The World fornece tudo, desde a retirada dos materiais até o treinamento da equipa de limpeza.

E até agora, o seu trabalho está a fazer uma grande diferença. Apenas no ano passado, eles enviaram uma enorme quantidade de 400 mil kits de higiene e fabricaram mais de 7 milhões de barras de sabão reciclado. Enquanto o Clean The World já está tendo um impacto incrível desde o nascimento há apenas sete anos, eles têm muito mais trabalho a fazer.

"Há um mundo inteiro de hotéis por aí para começar a doar", disse Seipler a Thrillist. "No momento, temos 20% de todos os hotéis nos EUA. Isso é muito espaço para crescer e muito sabão para fazer".